Aula 02 - Primeiro programa em C

primeiro programa em c

Hoje daremos continuidade a nossa série de postagem sobre C, se não viu nossa primeira postagem clique aqui.

Mas como um programa em C funciona? Então C é um linguagem estruturada, onde os programas são construidos a partir de funções(que são blocos de códigos, que executaram determinada função no programa), abordaremos funções mais detalhadamente no decorrer dos posts. 

O que é necessário para começar? 

Para iniciarmos é necessária que se tenha um bloco de notas ou utilize uma IDE para a escrita de nossos programas. Caso esteja utilizando linux não é necessario a instalação de um compilador, pois o mesmo já vem instalado que é o compilador gcc, se estiver em outro sistema será necessária a instalação para execução de nossos programas. 
Uma boa opção é instalar uma IDE(Ambiente de desenvolvimento integrado), que é um programa que nos auxilia durante todo o processo de construção de nossos softwares. Há muitas IDE's famosas que suportam a linguagem C, as mais famosas para iniciantes são: Code::Blocks e Dev-C++.
Outra vantagem das IDE's é que elas já possuem compiladores internos, o que lhe deixa mais preocupado com sua solução do que com o ambiente.

Hello World 

Como todo bom programador, o primeiro programa a ser construído será o Hello World, há boatos que quem não segue essa tradição é azarado para o resto de sua carreira, melhor não superestimar. Primeiro passo crie um novo arquivo e renome-o para helloworld.c, as extensões para nossos programas sempre serão .c.
Agora declare a biblioteca padrão do C para entrada e saída, assim: 


biblioteca c


Por que declarar bibliotecas? Bibliotecas são arquivos que contém varias funções prontas para utilizarmos dentro de nosso programa, uma ótima notícia é que C possui várias funções em suas biblioteca padrão para que nos utilizemos. 
Bom C é uma linguagem muito pequena e não faz quase nada sem utilizar bibliotecas externas. Por isso sempre teremos que dizer ao compilador qual código externo utilizar, declarando no inicio do programa no header(cabeçalho), tudo que estiver escrito após as duas barras não serão lidos pelo compilador, pois são comentários.
Nosso próximo passo é declarar nossa função principal a main como vimos no primeiro post:




 Vamos analisa-la melhor, int é o valor de retorno da função, o comum é que se utilize int para a função main. Isso quer dizer que quando a função terminar de ser executada irá retornar um valor int(inteiro) para o compilador, isso pode ser utilizado de várias formas a mais comum é para saber se o programa funcionou, retornando sempre 0, se diferente disso houve erro. 
Agora vamos exibir nossa mensagem, para isso precisamos chamar a função printf que exibe algo no nosso console. Lembrando que printf é uma função que está disponivel dentro da biblioteca <stdio.h>:



É muito importante colocar sua mensagem entre aspas para que o compilador não pense que é uma variável, outro ponto a destacar é que sempre ao final de uma instrução coloque o ponto e vírgula, isso mostra ao compilador que chegou ao final daquela instrução.
A função printf é bastante poderosa, é possível passar quantos argumentos quiser para ela, veremos o que mais é possível fazer com printf no nosso próximo post .

Após a construção do nosso algoritmo, é a hora de compilarmos e vermos o resultado, em sua IDE clique em compilar e executar, para ver o resultado, deve resultar em algo parecido com essa imagem:




 Caso queira compilar pelo terminal ou prompt de comando, siga os seguintes passos, primeiro abra o terminal na pasta em que salvou o seu arquivo.c, após digite o seguinte comando:


Após esse comando verifique em sua pasta que foi criado outro arquivo chamado helloworld que será .exe se estiver no windows, esse arquivo contém o nosso programa em linguagem de máquina e é ele que executaremos para ver o resultado do nosso programa, então digite o seguinte comando ./helloworld caso esteja no Linux e Mac, se estiver no Windows apenas digite helloworld:




 
Dúvidas e sugestões deixem nos comentários. Nosso próximo post será sobre variáveis, até lá!
 

0 comentários:

Postar um comentário